Translate

sábado, 20 de abril de 2019

A teoria dos Três Terços


Amigos da vagabundagem convicta...prazer!

Meu nome não é Jack , nem meu sobrenome é Flyer. Eu apenas batizei a minha consciência de Jack Flyer porque gostei da sonoridade do nome e o adotei. Não é um “FAKE” ...é apenas uma maneira de ser politicamente “incorreto” sem ser perseguido por isso.
Se você está lendo  é porque de alguma forma você se identificou (ou ficou curioso) com as palavras “vagabundo e convicto”. Isso já é um bom começo do nosso relacionamento.
A finalidade desse Blog não tem nada a ver com interesses financeiros, comerciais ou políticos. Trata-se apenas de preencher o tempo vago de vagabundo convicto (até porque a vagabundagem também pode ser tediosa)

Sou Ateu, Apolítico, Sarcástico e politicamente Incorreto, portanto, se alguma dessas características o incomoda, sugiro desconectar e continuar vivendo a sua vida com as suas convicções. Não pretendo influenciar ninguém. Escrevo só para me satisfazer e registrar alguns pensamentos que tornam o resto da minha vida...agradável sem ter que entrar em polêmicas e argumentações intermináveis. 
Estou próximo de completar 65 anos de uma vida saborosa e aventureira. Me sinto realizado profissional, financeira e emotivamente. Tenho dois filhos maravilhosos que me enchem de orgulho ,uma ex-mulher a quem dedico muito carinho, respeito e agradecimento por ter me dado aquilo que mais amo no mundo (meus filhos).Hoje vivo com uma mulher que há anos dedico aquilo que , na minha opinião , é a mola mestra da vida: o amor.


Apresentação formal feita, vamos ao que interessa: a minha filosofia de vida

“ Quem vive de passado é sala de Museu...Quem vive de futuro é Estação Espacial. Como não sou nem uma coisa , nem outra ...vivo de presente “.

Baseado nesse pensamento comecei a desenvolver algumas teorias que as me auto-aplico como cobaia humana espontânea e que aqui pretendo expor seus resultados.
A primeira Teoria em fase de teste é a dos “Três terços “

Para expor esta teoria parto de algumas premissas:

1-A vida útil de um ser humano é de 75 anos
Vida útil porque dentro da minha teoria depois dos 75 anos você pode viver até mais de 100, mas a utilidade disso é questionável.
Estamos aqui falando do ser humano médio normal, deixando de lado os excepcionais, até porque não sou um excepcional (qualquer que seja a interpretação dessa palavra).

2-O desenvolvimento físico, mental, cultural, psico e emocional são aqueles observados na humanidade há milhares de anos como constam de muitas publicações.

Dito isso vamos a teoria propriamente dita:
Teoria dos Três Terços

A vida útil de um ser humano é de 75 anos, dividida em três terços de 25 anos :

1° terço (0-25anos de idade)

Nessa fase o Ser humano não serve pra nada a não ser para encher o saco dos pais.
O ser humano (daqui pra frente tratado apenas por SH) está descobrindo o mundo e pra isso é extremamente dependente. Não tem capacidade física para produzir nada de útil que seja relevante para Humanidade (salvo raríssimas exceções ). É uma fase da vida em que os hormônios estão em revoluções permanentes o que provocam erros de avaliação , muitas vezes com consequências desastrosas. Nesta fase as influencias (boas e más) são intensas o que potencializa a revolução hormonal. É uma fase de preparação cultural que vão influenciar decisivamente a 2°fase, daí a importância de monitoramento externo (não sem uma resistência natural do SH).Sem entrar em muitos detalhes eu classificaria, de maneira genérica, como uma fase de preparação para o resto da vida do SH.

2° terço (25-50anos de idade)

Nessa fase , o SH atinge a sua plenitude física, mental e cultural. É a hora de produzir para si e para a humanidade. O SH já passou pela preparação, já passou por testes, por emoções variadas, por decepções e vitórias, por desafios e por , quase todos os tipos de experiências e adquiriu a capacidade de tomar decisões baseadas em algumas experiências vividas, por já ter ideia das suas consequências. As influencias externas já não o influenciam tanto como antes. As ferramentas culturais básicas já estão a sua disposição e chegou a hora de usar a sua capacidade física no nível mais alto para mostrar ao mundo a que veio. É a hora do SH botar a cara a tapa, de externar suas opiniões sem medo de ser feliz. É hora de extravasar sua capacidade de amar , de se impor profissionalmente , de ganhar dinheiro e se tornar independente financeiramente. Mais que tudo isso é a hora de consolidar o seu caráter e preparar , ou definir como será o seu 3° terço.

3° terço (50-75 anos de idade)

Aí é que a coisa pega !
Primeiro vem a constatação da decadência física. Com muita resistência o SH constata que já não é mais um jovem potente (em todos os sentidos). Resiste em aceitar a realidade dos fatos. A vaidade prevalece e o esforço para parecer forte, bonito e vigoroso ultrapassa (as vezes) o que é dignamente razoável flertando (por vezes) com o ridículo. Culturalmente, o SH está no TOP pela experiência adquirida, porem. entra numa fase de decadência em função da rapidez da evolução técnica e cultural da sociedade. Inconformado, resiste a maré contrária e, por vezes, consegue vencê-la. No entanto quanto mais avança a maré contrária e o tempo no 3° terço, a maré contrária tende a se tornar um tsunami e, contra isso, não há esforço que resista.
O SH neste terço ainda detém algo útil: a experiência. No entanto se pergunta até que ponto a experiência é realmente útil, já que é  uma experiência de um mundo já tecnologicamente...antigo. ultrapassado. Quanto vale essa experiência antiga? Isso dá papo pra muito chopp e batatinhas mas a verdade é que se o SH insistir nas suas teses pode ser taxado de : “retrógrado” .
Uma vez conformado(ou não) com a situação de declínio em geral devemos nos preocupar com : o tempo. Sim, o tempo, porque ele não para e cada vez está menor (a cada segundo).Em função disso devemos otimizar o tempo que nos resta (seja ele qual for). Mas , otimizar o que ? Se a força física se esvai. Se a capacidade mental se deteriora normalmente, Se a experiência cultural fica ultrapassada pela evolução natural da sociedade.
Chegou a hora da grande decisão. Para tal considere:
Sou infeliz ?
Preciso de mais dinheiro?
Dependo de outras pessoas para viver?
Outras pessoas dependem de mim pra viver?
Se as respostas a estas perguntas for “não”, chegou a hora de tomar a decisão. Seja um pouco individualista e vá viver uma vida que te dê prazer porque qualquer esforço que vc fizer agora será inócuo ! não vai adiantar nada e daqui a pouco tudo vai acabar sem que vc possa interferir nisso.
Se as respostas as perguntas acima for “SIM” ...então meu caro SH , sinto dizer mas se você continuar remando contra o tsunami , vai acabar se afogando mais cedo !

THE END

Um beijo no coração da humanidade
Ass:  O VAGABUNDO CONVICTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário